O que é SEO?

SEO é abreviação de Search Engine Optimization , que nada mais é do que um conjunto de técnicas e estratégias para otimizar as páginas do seu website, a fim de gerar melhores resultados nos buscadores, GoogleBlingYahoo entre outros. Quando essas estratégias são bem realizadas, o resultado é mais tráfego orgânico para seu website. Tenho certeza que esse é seu desejo, não é?

O objetivo de todo empreendedor é vender seu produto e serviço e para isso, nos dias atuais, precisam cada vez mais de pessoas acessando seu website e convertendo esses acessos em novos clientes. Também desejamos aparecer nas primeiras colocações de pesquisa dos buscadores e a melhor forma de se realizar esse tipo de estratégia é investindo no SEO do website, um conjunto de técnicas bem estruturado que ajudam o algoritmo dos buscadores a indexar seu conteúdo a seus robôs e mostrar nas pesquisas que dizem respeito ao conteúdo publicado.

E o que preciso saber para começar a otimizar meu website com SEO?

Você precisa entender que para realizar a otimização você precisa conhecer de programação, em casos de plataformas como WordPress, um bom plugin pode te ajudar, deixo como recomendação o Rank Math SEO PRO, mas ele não fará milagres, já que é preciso conhecer e entender alguns passos. 

Por vezes, vejo empreendedores colocando sua energia para realizar esse tipo de trabalho, esquecendo do seu negócio, que é o que agrega melhor seu conhecimento. Entendo que cada empreendedor está em seu momento de investir ou não, mas se, nesse momento, você consegue ter um especialista, minha dica é que procure o melhor, procure quem sabe, pois, demanda muita energia e conhecimento para obter melhores resultados quando falamos de estratégia digital, deixar seu foco principal pode resultar em prejuízo, ao invés do resultado esperado.

Costumo dizer em minhas palestras “Para conquistar dinheiro é necessário investir dinheiro”.  Sim, resultados são conquistados quando empregamos energia da forma correta. E se você empregar sua energia de forma errada, levará mais tempo para chegar ao seu objetivo.

Palavras-chave são importantes para SEO?

É essencial que você determine corretamente as palavras-chave. Sabe aquela pesquisa que você faz no Google, por exemplo, buscando “Assistência técnica Electrolux”? Pronto, essa é uma palavra-chave para um website de assistência técnica de linha branca. Outro exemplo que deixo diz respeito a essa publicação que você está lendo. Se você digitar a palavra-chave SEO em um buscador, meu post aparecerá em sua pesquisa, ou seja, definir estrategicamente as palavras-chave é um grande passo para o sucesso do seu SEO.

Não tem a ver com encher a página de palavras-chave, mas sim colocar as palavras relevantes do conteúdo da página.

Existem ferramentas para planejar as palavras-chave?

Sim, e são de extrema importância. Uma dica é a utilização do planejador de palavras-chave do Google, pois ele te dará as palavras mais pesquisadas em cima da referência utilizada. Outra ferramenta é o Google Trends. Esse lhe dará quantas pessoas pesquisam por ano determinada palavra-chave, podendo até realizar comparações com outras palavras-chave.

Utilizar o maior número de ferramentas em seu benefício é essencial para o sucesso do seu SEO, pois ele consiste em um trabalho de estratégia.

Abaixo, deixo o exemplo da palavra O que é SEO sendo pesquisada na ferramenta do Google. Ele detalhará até a quantidade mensal de pesquisas e muito mais. A ferramenta é um grande diferencial e deve ser utilizada.

Seo o que é

Nomenclatura e descrição nas imagens tem relevância para SEO?

Sim, é importante colocar o nome nas imagens assim como a descrição em cada uma delas, utilizando sempre a mesma estratégia de separar os termos com hífen no nome da imagem. Outro ponto é inserir uma descrição na imagem, pois o buscador entenderá o que é a referência da imagem.

Como a Plataforma WordPress é muito utilizada, darei uma referência utilizando as imagens alocadas nela.

Títulos e Subtítulos têm alguma importância para SEO?

É de extrema importância trabalhar os títulos, subtítulos e corpo do conteúdo a ser otimizado, tais elementos servem para dar destaque ao seu website, mostra ao buscador que está de uma forma estruturada. Buscadores como o Google querem conteúdos bem estruturados para levar seus usuários terem a melhor experiência.

 Lembra das palavras-chave que falamos acima? É muito importante que elas estejam definidas como a H1 da sua estrutura, seguindo a estrutura por H2 e H3 que também são de extrema importância. Já as H4, H5 e H6 possuem menor relevância, mas também podem ser utilizadas. É necessário lembrar sempre dessa hierarquia e não sair apenas definindo diversas H1.

 Espero que as dicas ajudem você a iniciar o conteúdo do seu SEO e obter melhores resultados nos buscadores.

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Sobre Marcelo Fenoglio

Iniciou sua carreira em 1996, no jornal Diário Popular. Passou pelas Organizações Globo, e pelo Jornal lance, onde ganhou, por dois anos consecutivos dois prêmios Ibest como website mais acessado e fomos referência como maior live realizada em 2002.
Foi gestor nos Grupo Ediouro Publicações e Grupo Nacional Gen.

Em 2009 fundou, junto ao seu sócio, a MIL TEC SOLUÇÕES, empresa voltada soluções da Data Center, que hoje atua atendendo grandes Player.


Em 2013 fundou a MF79 Negócios Digitais
Formado em Marketing pela Universidade São Judas Tadeu, no ano de 2004, é palestrante tendo dividido o palco com figuras como Thiago Fonseca, Lilian Bertin e Rodrigo Mourão, a quem tenho enorme carinho.

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