Potencialize sua Estratégia Orgânica com Google Meu Negócio.

Ter sua empresa no Google Meu Negócio amplia suas possibilidades de obter leads de forma orgânica, pois a ferramenta possibilita tantas empresas especializadas em serviços como em produtos, a serem encontradas de forma rápida em suas pesquisas, principalmente se esse cliente se encontra próximo a seu negócio, é muito provável que o Google levará sua empresa como resultado.

 

Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, totalizando 1,2 trilhão de pesquisas por ano em todo o mundo, então, pode ter a certeza que muitas pessoas pesquisam por dia sobre seu nicho, e com seu Google Meu Negócios bem estruturado as chances de conversão serão altas.

 

De acordo com a própria plataforma, a empresa validada tem o dobro chances de serem considerada como empresa respeitada.

Google Meu Negócio é pago ou gratuito?

A plataforma é totalmente gratuita, uma grande vantagem, pois você tem seu negócio divulgado de forma orgânica, atraindo mais clientes para ele. A exposição do seu negócio será mais relevante e tudo isso sem realizar investimento algum.

O que preciso para minha empresa aparecer no Google Meu Negócio?

O primeiro passo é você digitar no navegador Google Bussines. O primeiro link que aparece na página te levará direto a criação do perfil, lembrando que é necessário ter um login do Google através de algumas plataformas como Gmail, Google Drive, Youtube, etc.

Google possuía um APP para realizar o gerenciamento dos seus negócios, mas foi extinto pela empresa. Hoje, toda gestão é centralizada no navegador, podendo também ser editada pelo Google Maps.

Agora é realizar as etapas do cadastro. Costumo dizer a meus clientes que quanto mais informação você dá ao Google, mais detalhado fica o seu perfil e, com isso, a possibilidade maior daquele comprando que te encontrou entrar em contato com sua empresa.

O que devo por no cadastro do Google Meu Negócio?

Como disse acima quanto mais informações detalhadas mais seu perfil terá sucesso.

 

  1. Nome da empresa.

O  primeiro passo é colocar o nome da sua empresa e a categoria de serviço que seu negócio se encaixa.

 

  1. Endereço

Descreva corretamente o endereço de seu negócio, aponte corretamente ao Mapa da plataforma o local sua localização. O Google permite a localização através do seu equipamento que dará a referência correta ao mapa da plataforma.

 

  1. Descrição se seu atendimento

Diga ao Google como você atende seus clientes se vai até seu local ou se atende presencialmente. Se atende fora do local especifique as regiões atendidas.

 

  1. Contato

Insira o telefone de contato para que os clientes entrem em contato e seu endereço de website. Se não possuir, trate de providenciar, já que uma empresa fora do mundo digital tende a ter resultados ruins.

 

  • Horário de Funcionamento

Descreva os horários em que realmente sua empresa estará aberta, inclusive se atente nos feriados, pois o Google sempre perguntara. Você não quer uma avaliação negativa, em razão de seu cliente ter ido até sua empresa e encontrá-la fechada, não é mesmo?  Aqui não cabe pensar em hipóteses como “Ele poderia ter ligado antes”, pois se existe a plataforma, a obrigação é sua de atualizar corretamente seu funcionamento.

 

  • Permitir mensagens

Permita que seus clientes enviem mensagens através da plataforma, é mais uma chance desse cliente se comunicar com seu negócio.

 

  • Descrição

           Descreva seu negócio, fale sobre o serviço ou produto que seu negócio entrega. Detalhe de forma que seu cliente entenda o que é a sua empresa.

 

  • Fotos da empresa

           Insira fotos de qualidade da sua empresa, dos seus produtos, sua logomarca e vídeo institucional, se tiver, pois ajuda muito na divulgação.

 

Pronto, agora seu perfil está criado. Parabéns!

Qual a importância das Avaliações no Google Meu Negócio?

Avaliações no Google Meu Negócio é o depoimento dos seus clientes. Quanto mais avaliações, mais os clientes terão a certeza que seu negócio atenderá as expectativas dele.

Envie o link gerado pela própria plataforma e peça a todos que já compraram em seu negócio para realizem a avaliação, pois o número de estrelas ajudará no seu ranqueamento e, com isso, seu perfil será melhor avaliado.

  • Avaliação Negativa o que faço?

Infelizmente não conseguiremos atender as expectativas de todos os nossos clientes. Problemas acontecem em todos os negócios e o diferencial de uma grande empresa consiste no oferecimento da solução para esse problema.

Responda a seu cliente e faça de tudo para resolvera a intercorrência. Infelizmente, haverá casos que não terão solução, mas faça o seu melhor e descreva tudo que foi realizado, pois, nesse caso, o importante é sempre dar uma resposta ao cliente.

Google Meu Negócio tem alguma ferramenta de análise dos visitantes?

Sim, a ferramenta de desempenho do Google Meu Negócio é ótima e gratuita, faz parte do conjunto da plataforma. Pela ferramenta, você acompanhara o número de acessos por ano e mês, além do percentual por dispositivo acessado, se foi de um dispositivo móvel ou computador, se foi por pesquisa do Google ou Google Maps, qual as palavras pesquisas, dentre outras informações.

 

A ferramenta de desempenho também te diz quantos cliques foram para seu website e o número de chamadas.

 

Em resumo, a ferramenta tem dados essenciais para o trabalho de marketing do seu negócio.

Conclusão sobre Google Meu Negócio?

Agora você já sabe o que é a plataforma Google MEU Negócio. Como colocar seu perfil, as vantagens de ter seu negócio sendo encontrado pelos clientes, o aumento na exposição do seu negócio, bem como a possibilidade de aparecer nas primeiras pesquisas, caso o cliente esteja próximo a seu negócio.

 

Agora, coloque a mão na massa e deixe o perfil do seu negócio como seus clientes desejam encontrar.

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Sobre Marcelo Fenoglio

Iniciou sua carreira em 1996, no jornal Diário Popular. Passou pelas Organizações Globo, e pelo Jornal lance, onde ganhou, por dois anos consecutivos dois prêmios Ibest como website mais acessado e fomos referência como maior live realizada em 2002.
Foi gestor nos Grupo Ediouro Publicações e Grupo Nacional Gen.

Em 2009 fundou, junto ao seu sócio, a MIL TEC SOLUÇÕES, empresa voltada soluções da Data Center, que hoje atua atendendo grandes Player.


Em 2013 fundou a MF79 Negócios Digitais
Formado em Marketing pela Universidade São Judas Tadeu, no ano de 2004, é palestrante tendo dividido o palco com figuras como Thiago Fonseca, Lilian Bertin e Rodrigo Mourão, a quem tenho enorme carinho.

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