Ter sua empresa no Google Meu Negócio amplia suas possibilidades de obter leads de forma orgânica, pois a ferramenta possibilita tantas empresas especializadas em serviços como em produtos, a serem encontradas de forma rápida em suas pesquisas, principalmente se esse cliente se encontra próximo a seu negócio, é muito provável que o Google levará sua empresa como resultado.
Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, totalizando 1,2 trilhão de pesquisas por ano em todo o mundo, então, pode ter a certeza que muitas pessoas pesquisam por dia sobre seu nicho, e com seu Google Meu Negócios bem estruturado as chances de conversão serão altas.
De acordo com a própria plataforma, a empresa validada tem o dobro chances de serem considerada como empresa respeitada.


Google Meu Negócio é pago ou gratuito?
A plataforma é totalmente gratuita, uma grande vantagem, pois você tem seu negócio divulgado de forma orgânica, atraindo mais clientes para ele. A exposição do seu negócio será mais relevante e tudo isso sem realizar investimento algum.
O que preciso para minha empresa aparecer no Google Meu Negócio?
O primeiro passo é você digitar no navegador Google Bussines. O primeiro link que aparece na página te levará direto a criação do perfil, lembrando que é necessário ter um login do Google através de algumas plataformas como Gmail, Google Drive, Youtube, etc.
O Google possuía um APP para realizar o gerenciamento dos seus negócios, mas foi extinto pela empresa. Hoje, toda gestão é centralizada no navegador, podendo também ser editada pelo Google Maps.
Agora é realizar as etapas do cadastro. Costumo dizer a meus clientes que quanto mais informação você dá ao Google, mais detalhado fica o seu perfil e, com isso, a possibilidade maior daquele comprando que te encontrou entrar em contato com sua empresa.
O que devo por no cadastro do Google Meu Negócio?
Como disse acima quanto mais informações detalhadas mais seu perfil terá sucesso.
- Nome da empresa.
O primeiro passo é colocar o nome da sua empresa e a categoria de serviço que seu negócio se encaixa.
- Endereço
Descreva corretamente o endereço de seu negócio, aponte corretamente ao Mapa da plataforma o local sua localização. O Google permite a localização através do seu equipamento que dará a referência correta ao mapa da plataforma.
- Descrição se seu atendimento
Diga ao Google como você atende seus clientes se vai até seu local ou se atende presencialmente. Se atende fora do local especifique as regiões atendidas.
- Contato
Insira o telefone de contato para que os clientes entrem em contato e seu endereço de website. Se não possuir, trate de providenciar, já que uma empresa fora do mundo digital tende a ter resultados ruins.
- Horário de Funcionamento
Descreva os horários em que realmente sua empresa estará aberta, inclusive se atente nos feriados, pois o Google sempre perguntara. Você não quer uma avaliação negativa, em razão de seu cliente ter ido até sua empresa e encontrá-la fechada, não é mesmo? Aqui não cabe pensar em hipóteses como “Ele poderia ter ligado antes”, pois se existe a plataforma, a obrigação é sua de atualizar corretamente seu funcionamento.
- Permitir mensagens
Permita que seus clientes enviem mensagens através da plataforma, é mais uma chance desse cliente se comunicar com seu negócio.
- Descrição
Descreva seu negócio, fale sobre o serviço ou produto que seu negócio entrega. Detalhe de forma que seu cliente entenda o que é a sua empresa.
- Fotos da empresa
Insira fotos de qualidade da sua empresa, dos seus produtos, sua logomarca e vídeo institucional, se tiver, pois ajuda muito na divulgação.
Pronto, agora seu perfil está criado. Parabéns!
Qual a importância das Avaliações no Google Meu Negócio?
Avaliações no Google Meu Negócio é o depoimento dos seus clientes. Quanto mais avaliações, mais os clientes terão a certeza que seu negócio atenderá as expectativas dele.
Envie o link gerado pela própria plataforma e peça a todos que já compraram em seu negócio para realizem a avaliação, pois o número de estrelas ajudará no seu ranqueamento e, com isso, seu perfil será melhor avaliado.
- Avaliação Negativa o que faço?
Infelizmente não conseguiremos atender as expectativas de todos os nossos clientes. Problemas acontecem em todos os negócios e o diferencial de uma grande empresa consiste no oferecimento da solução para esse problema.
Responda a seu cliente e faça de tudo para resolvera a intercorrência. Infelizmente, haverá casos que não terão solução, mas faça o seu melhor e descreva tudo que foi realizado, pois, nesse caso, o importante é sempre dar uma resposta ao cliente.
Google Meu Negócio tem alguma ferramenta de análise dos visitantes?
Sim, a ferramenta de desempenho do Google Meu Negócio é ótima e gratuita, faz parte do conjunto da plataforma. Pela ferramenta, você acompanhara o número de acessos por ano e mês, além do percentual por dispositivo acessado, se foi de um dispositivo móvel ou computador, se foi por pesquisa do Google ou Google Maps, qual as palavras pesquisas, dentre outras informações.
A ferramenta de desempenho também te diz quantos cliques foram para seu website e o número de chamadas.
Em resumo, a ferramenta tem dados essenciais para o trabalho de marketing do seu negócio.
Conclusão sobre Google Meu Negócio?
Agora você já sabe o que é a plataforma Google MEU Negócio. Como colocar seu perfil, as vantagens de ter seu negócio sendo encontrado pelos clientes, o aumento na exposição do seu negócio, bem como a possibilidade de aparecer nas primeiras pesquisas, caso o cliente esteja próximo a seu negócio.
Agora, coloque a mão na massa e deixe o perfil do seu negócio como seus clientes desejam encontrar.
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Sobre Marcelo Fenoglio
Iniciou sua carreira em 1996, no jornal Diário Popular. Passou pelas Organizações Globo, e pelo Jornal lance, onde ganhou, por dois anos consecutivos dois prêmios Ibest como website mais acessado e fomos referência como maior live realizada em 2002.
Foi gestor nos Grupo Ediouro Publicações e Grupo Nacional Gen.
Em 2009 fundou, junto ao seu sócio, a MIL TEC SOLUÇÕES, empresa voltada soluções da Data Center, que hoje atua atendendo grandes Player.
Em 2013 fundou a MF79 Negócios Digitais
Formado em Marketing pela Universidade São Judas Tadeu, no ano de 2004, é palestrante tendo dividido o palco com figuras como Thiago Fonseca, Lilian Bertin e Rodrigo Mourão, a quem tenho enorme carinho.